Blog da Lubrificação Industrial

Menu

O Plano de Lubrificação

O Plano de lubrificação é um documento onde são registradas todas as ações, tarefas, atividades, riscos, produtos a serem aplicados, período e demais informações sobre um determinado equipamento na indústria.

Um dos principais desafios encontrados em campo é a garantia de que o profissional responsável por esta atividade esteja realmente seguro quanto às informações e localização do ponto a ser lubrificado usando as informações contidas neste “guia de confiabilidade”.

Sim, isso mesmo! É assim que devemos entender um plano de lubrificação, não apenas como um formulário de tarefas e rotinas, mas como uma ferramenta importantíssima na construção da confiabilidade e a serviço da disponibilidade operacional.

Em função destas necessidades é que um bom plano de lubrificação tem que ser claro, objetivo e construído de maneira lógica, a fim de otimizar o tempo do profissional, proporcionar visibilidade clara do equipamento e entendimento correto das atividades, garantindo segurança do executante tanto na parte técnica quanto física.

As rotas devem estar disponibilizadas sempre de acordo com o fluxo do processo, ou seja, acompanhar a ordem de manufatura do cliente. Esta prática auxilia não só em uma simples amarração de ordem de execução, como também é possível usar este plano como uma rota de inspeção sensitiva.

Não é incomum que o Técnico em Lubrificação seja visto como um profissional de inspeção, isto pelo fato dele estar em constante contato com os equipamentos e ter a possibilidade de olhar minuciosamente ponto a ponto de cada equipamento de ponta a ponta por toda fábrica, por isso também este profissional é conhecido como “Checklist Vivo”

Portanto tenhamos sempre em mente que o sucesso de um programa de Lubrificação Avançada não se dá penas por excelentes projetos, acessórios de última geração, coletores de dados e demais utensílios se o profissional que irá exercer esta atividade não estiver devidamente comprometido e questionando a todo momento a maneira de realizar e verificar o plano descrito, avalia-lo e entende-lo como a ferramenta primordial para a construção da confiabilidade.

Categories:   Home, Lubrificação

Comments