Blog da Lubrificação Industrial

Menu

O custo do vazamento de óleo

O custo do vazamento de óleo

Este artigo foi inspirado num artigo publicado no blog por Reinaldo Santos. Já tinha visto várias vezes estas informações, porém dessa me fez refletir mais sobre o assunto. Vi que o custo do óleo reposto não é tudo.

Fiz um comentário ao artigo sobre o impacto ambiental do vazamento, porém este pode ser ampliado conforme mais adiante.

O primeiro item que ocorre ao se calcular o custo do vazamento de óleo, é o custo do óleo propriamente dito.

Entretanto, há outros custos, alguns óbvios, outros escondidos.

Um dos custos é o da mão de obra: alguém tem ir ao almoxarifado, pegar o óleo, levá-lo à máquina e abastecer a mesma. Enquanto isso, não faz outras coisas mais produtivas. Exagerando, podemos chegar a ponto de precisar um homem apenas para a tarefa de corrigir a falta de óleo nas máquinas por vazamento.

Outro é o custo da aquisição do óleo: fazer pedido, receber o produto, controlar a qualidade do mesmo, estocar, etc.

Maior consumo também resulta em maiores estoques: mais capital empatado.

E a parada forçada da máquina por falta óleo ou a falta de óleo que causou uma avaria?

Não devemos esquecer o pó de serragem e os panos necessários para recolher o óleo desperdiçado. Estes materiais de limpeza devem ser descartados de maneira ambiental e legalmente correta. Isso tem um custo.

O vazamento aumenta o contato do ser humano com o óleo, podendo resultar em questão de saúde e segurança. Saúde: dermatites e questões trabalhistas, por exemplo; Segurança: piso escorregadio, quedas, lesões, afastamento do serviço, por exemplo.

O óleo que vaza quase sempre, pelo menos parcialmente, entra no solo. Sob condições favoráveis, pode atingir o lençol freático e contaminar a água utilizada no abastecimento. Nesse caso o custo da remediação pode ser enorme e levar a indústria à falência e os donos a sanções penais. Em casos menos graves, ocorre apenas a contaminação do solo imediato. Porém algum dia este material terá que ser removido e submetido a custosos tratamentos corretivos (custo direto para a indústria poluidora em operação ou um valor subtraído do valor no caso da venda da indústria).

Qual é uma das definições de engenharia: É a aplicação de princípios científicos a finalidades práticas, tais como o projeto, construção e operação de estruturas, equipamentos e sistemas eficientes e econômicos.

No nosso caso presente, a ênfase está na palavra economia. O engenheiro ou técnico não se deve concentrar apenas nos aspectos técnicos. Também é responsável pelo aspecto econômico da área a ele subordinada.

Todos conhecemos a situação em que a máquina não pode parar para fazer corrigir os vazamentos. Porque então insistir num óleo com alta resistência à oxidação, quando o mesmo permanece na máquina apenas por alguns dias ou algumas semanas? Um óleo menos nobre e mais barato fará o serviço. Cabe ao técnico encarregado da lubrificação analisar a conveniência ou não de utilizar um lubrificante diferente e mais econômico.

Em tempo: é bom que ele se lembrar de voltar ao óleo original depois de eliminar os vazamentos.

Portanto, o vazamento de óleo não envolve apenas o custo do óleo. Geralmente custa muito mais. Cabe ao profissional da área de lubrificação tomar medidas necessárias.

Categories:   Home, Lubrificação, Oleo

Comments